quarta-feira, 11 de novembro de 2009

9º Encontro
03/10
Iniciando os estudos do TP 1

Iniciamos o encontro com a exibição do vídeo Língua: Vidas em Português e posteriormente fizemos uma longa reflexão a cerca das variedades lingüísticas e os fatores que influenciam de maneira determinante nos “falares” dos usuários da língua.

Ainda é grande a insegurança de como trabalhar com as variedades linguísticas sem que se conceba o falar diferente como um desvio da língua e essa foi a questão na qual demoramos muito refletindo.

Finalizadas as discussões apresentei os objetivos da sessão I do TP e fizemos a leitura do texto de referência e em seguida do resumindo da página 27. Essa última leitura serviu para evidenciar a diferença entre dialeto e idioleto.

!. Relacionar língua e cultura
2.Identificar os principais dialetos do Português
3.Identificar os principais registros do Português.

Para aprofundarmos o assunto exibi os slides que demonstravam a diferença entre textos,de uma mesma temática,escritos por pessoas de níveis de estudo distintos.Foi quebrado aí a “seriedade” do encontro, pois até então as discussões deixaram os ânimos esquentados e a frase “Rapadura é doce MS não é mole não” serviu para fazermos comparações com a nossa missão de “ensinar Língua Portuguesa”, uma vez que, mesmo gostando de trabalhar com ela, percebemos que não é nada fácil mudar concepções e desfazer verdades engessadas.

Esse encontro não foi propriamente uma oficina, pois não teve proposta de produção, o TP exigia que discutíssemos a relação língua e cultura de forma aprofundada.

Encerrei as atividades com algumas considerações sobre os projetos em andamento, solicitando que os mesmos fossem concluídos até dois dias antes do Seminário de Avaliação a realizar-se em Gravatá.