quinta-feira, 24 de setembro de 2009

8º encontro

19 de setembro

Continuando os estudos do TP 5

Iniciamos o encontro com a exibição de um vídeo “ Mais um tijolo no muro” tradução da música Another Brick in the wall, uma adaptação do filme Pink Floyd- The wall.

O vídeo nos levava a refletir sobre o que faz um professor marcar a vida dos alunos, fizemos uma viagem por várias décadas para entendermos a evolução da sociedade e o quanto a figura do educador é importante no cenário atual.

Após a reflexão iniciamos o estudo da Coerência e da Coesão textual, fazendo uma analogia ao vídeo exibido e concluindo com a leitura do texto da p. 69.

Dando continuidade iniciamos os estudos com a apresentação de slides: A coerência na inter-relação entre textos verbais e não verbais e assim exploramos a unidade 18, especialmente as páginas71 a 73, e 91.

O trabalho em sala de aula sobre a coerência e a coesão textual ainda é meio tímido, isso porque os professores sentem uma necessidade de aprofundar o conhecimento e de elencar estratégias que facilitem o entendimento por parte dos alunos nas produções textuais e a partir dessa constatação resolvi explorar o AAA5,uma vez que há ótimas sugestões de atividades que certamente facilitarão a prática em sala de aula.( tenho percebido pouca exploração dos AAAs e comentei com os cursistas, embora já prevendo que a justificativa seria o tempo escasso).

Como proposta de trabalho, que, aliás, é uma ótima estratégia para os alunos perceberem o que é coerência e coesão, dividi a turma em cinco grupos e a cada um determinei uma pergunta a ser respondida, afim de que produzissem um texto coletivo. O tema: A degradação do meio ambiente, a tipologia textual: narrativa. Eis as perguntas

GRUPO A - O que aconteceu?
GRUPO B - Onde aconteceu?
GRUPO C - Quando aconteceu?
GRUPO D - Quem foram os envolvidos?
GRUPO E - Qual foi o desfecho da história?

Adaptação da proposta postada no Blog Os cegos e os elefantes.

Os grupos se dispersaram e após o intervalo fizemos a socialização das respostas, e aí a surpresa. O texto que era pra ficar meio incoerente, saiu melhor que se fosse produzido individualmente, tal foi a unidade de sentido que se estabeleceu. Vamos ao texto:

GRUPO A - O que aconteceu?

Um incêndio devastou toda a floresta, dizimando inúmeras espécies animais e vegetais. A catástrofe de dimensão incalculável sensibilizou a população mundial.

GRUPO B - Onde aconteceu?

Este terrível desatre ambiental ocorreu na Serra da Cantareira, local de imensa beleza, com flora e fauna exuberante, um dos mais belos cartões-postais do país.


GRUPO C - Quando aconteceu?

E foi justamente naquela primavera maravilhosa de 2007, em que as árvores floridas coloriam aquele lugar,onde e eu jamais pensei que tudo começaria com aquela bituca de cigarro jogada por mim,sem pensar que algo tão insignificante pudesse causar tamanha devastação.

GRUPO D - Quem foram os envolvidos?

Os animais e os moradores das proximidades sofreram com os danos causados pelo incêndio.

GRUPO E - Qual foi o desfecho da história?

Pois é! Muita coisa mudou por causa desse acontecimento: no sertão agora cai neve,as chuvas por lá são freqüentes, a Amazônia virou plantio de soja. E o sul? Virou sertão.Enfim estamos colhendo o que plantamos!!!


A natureza não fica sem resposta
Um incêndio devastou toda a floresta, dizimando inúmeras espécies animais e vegetais. A catástrofe de dimensão incalculável sensibilizou a população mundial.
Este terrível desastre ambiental ocorreu na Serra da Cantareira, local de imensa beleza, com flora e fauna exuberante, um dos mais belos cartões-postais do país.
E foi justamente naquela primavera maravilhosa de 2007, em que as árvores floridas coloriam aquele lugar,onde e eu jamais pensei que tudo começaria com aquela bituca de cigarro jogada por mim,sem pensar que algo tão insignificante pudesse causar tamanha devastação
Os animais e os moradores das proximidades sofreram com os danos causados pelo incêndio.
Pois é! Muita coisa mudou por causa desse acontecimento: no sertão agora cai neve, as chuvas por lá são freqüentes, a Amazônia virou plantio de soja. E o sul? Virou sertão. Enfim estamos colhendo o que plantamos!!!


Vânia,Rossana,Nielson, Cássia, Kátia,Célia,Carmem,Micheline,Ana Cristina,Wedna Cristina, Fernanda.

Os risos que deveriam acontecer por causa da estranheza do texto a ser formado, aconteceram justamente porque a sintonia do grupo foi perfeita. O incêndio foi geral!!!
Isso é que é entrosamento!

Mais uma atividade, agora do AAA. Em grupo os professores, enumerariam o texto Uma história sem pé nem cabeça. p. 75 do AAA5.
Mais uma vez exploramos o AAA para verificarmos as muitas atividades que podem ser aplicadas em sala de aula.

E para aprofundar ainda mais o estudo apresentei os slides do material da formação Propagandas e Revistas, objetivando reconhecer a criatividade dos textos e como eles estabelecem uma relação de coerência.
Os slides Frases de jornais também serviram de estudo para que se percebesse a incoerência dos textos e que modificações deveriam ser feitas para corrigi-los.

Finalizei estabelecendo prazos para a apresentação do esboço do projeto. ( nesse aspecto os professores não avançaram muito, pela mesma razão da pouca exploração dos AAAs: falta de tempo)

Quanto a vivência do Avançando na prática, há de fato mudanças na metodologia aplicada e na próxima postagem registrarei algumas produções e imagens dos trabalhos desenvolvido