sexta-feira, 9 de março de 2012

PROJETO: BRASIL, O PAÍS DO CARNAVAL
Professora Adriana Kelly

1. JUSTIFICTIVA:

O carnaval é a festa popular que melhor caracteriza a alma brasileira, daí o genial Jorge Amado ter denominado um dos seus romances mais famosos “País do Carnaval! Onde tão bem delineia a influência dessa festa na formação sócio-cultural e histórica do nosso povo. Esses três dias de festa que acontece de norte a sul do país têm mobilizado cidades inteiras e contagiado milhões de pessoas das mais diversas classes sociais. Durante esse período, as mais diversas manifestações culturais, seculares e folclóricas surgem numa simbiose perfeita, em que ritmos, ritos, credos, ideologias, raças e cores se misturam tão harmoniosamente que forma uma unidade de diversidade tão rica e magnífica que só mesmo um debruçamento, um olhar e uma reflexão acerca dessa tão rica e invejável pluralidade cultural encadeados pelos sujeitos do conhecimento que fazem a escola, poderiam explicar o fenômeno, porque toca diretamente por ser profundamente significativo para as suas histórias de vida e de todo conhecimento prévio que cada um desses sujeitos adquiriu cognitiva, afetiva e socialmente ao longo de sua vida.
2. OBJETIVO

Conhecer a história da criação dos diversos ritmos carnavalescos e sua influência no processo de formação da nação e da consciência brasileira, percebendo criticamente o contraponto entre manifestações populares, sua expressões rítmicas e a presença da impositiva da hegemonia e sua ideologia.

3. METODOLOGIA
As situações didáticas previstas serão desenvolvidas através do envolvimento de todos os alunos e professores de todas as séries e áreas do conhecimento, numa abordagem interdisciplinar e, sempre que pertinente, transversalizada e contextual,compreendendo as seguintes atividades:
• Pesquisas bibliográficas
• Pesquisas de campo
• Entrevistas
• Ensaios coreográficos
• Confecção e concurso de máscaras
• Produção de informativos sobre o frevo, o maracatu, ciranda, samba de coco e caboclinhos
• Confecção de painéis informativos sobre a história do carnaval, as cidades pernambucanas onde o carnaval é mais vivenciado, o bloco Galo da Madrugada, resultado da pesquisa em forma de gráfico após enquete com os alunos de toda escola sobre como eles aproveitam o carnaval ou que mais gostam de fazer durante esse período festivo
• Baile carnavalesco com apresentação de grupos de dança: frevo e caboclinhos


Atividades para cada área do conhecimento e cada série/ano

PORTUGUÊS – todas as séries/anos
• Escuta leitura e interpretação de letras de músicas carnavalescas
• Estudo de textos informativos

HISTÓRIA
• Texto informativo sobre a história do carnaval – 9º ano

GEOGRAFIA
• As cidades pernambucanas e suas manifestações carnavalescas -8º ano

MATEMÁTICA
• As formas geométricas utilizadas na confecção de máscaras e adereços- todas as séries/anos
• Elaboração de um gráfico após enquete com os alunos de toda escola para descobrir como eles aproveitam o carnaval ou que mais gostam de fazer durante esse período festivo – 3º ano
ARTE
• Confecção de máscaras e escolha de até duas máscaras por sala para participação no concurso; ( as máscaras não selecionadas para o concurso deverão servir de decoração no ambiente do baile carnavalesco) – só os 6ºs anos participam dessa atividade.
• Formação e ensaio de grupo de dança para apresentação no baile carnavalesco – alunos de séries diferentes que demonstrem aptidão para a dança
• EDUCAÇÃO FÍSICA
• Os movimentos do corpo realizados na dança do frevo, os cuidados e as dicas para não machucar os músculos durante a dança- Todas as séries/anos

CIÊNCIAS
• A alimentação adequada para artista e foliões- Todas as séries/anos


DIVISÃO DE ATIVIDADES

6º ano “A” Confecção de máscaras
6º ano “B” Confecção de máscaras
6º ano “C” Confecção de máscaras
6º ano “D” Confecção de máscaras
6º ano “E” Confecção de máscaras
7º ano “A” PAINEL-Produção de informativo sobre o frevo e caboclinhos

7º ano “B” PAINEL Produção de informativos sobre o maracatu
7º ano “C” PAINEL Produção de informativo sobre o a ciranda e o samba de coco
8ª SÉRIE “A” PAINEL-Texto informativo sobre a história do carnaval

8ª SÉRIE “B” PAINEL - As cidades pernambucanas e suas manifestações carnavalescas

8ª SÉRIE “C” PAINEL ILUSTRADO - A alimentação adequada para artista e foliões
8ª SÉRIE “D” PAINEL ILUSTRADO – O galo da madrugada e a homenagem a Luiz Gonzaga no carnaval 2012
8ª SÉRIE “E” PAINEL – Entrevista com pais e professores sobre o carnaval de antigamente e as músicas que mais marcaram o carnaval.
3º ANO “A” PAINEL - Elaboração e exposição de um gráfico após enquete com os alunos de toda escola, NO PERÍODO DA MANHÃ, para descobrir como eles aproveitam o carnaval ou que mais gostam de fazer durante esse período festivo
3º ANO “B” PAINEL-Elaboração e exposição de um gráfico após enquete com os alunos de toda escola, NO PERÍDO DA TARDE, para descobrir como eles aproveitam o carnaval ou que mais gostam de fazer durante esse período festivo
3º ANO “C” PAINEL- Alceu Valença e o carnaval de Olinda
TODAS AS SÉRIES/ANOS Baile carnavalesco



São Bento do Una, 08 e fevereiro de 2012.