sexta-feira, 9 de março de 2012

PROJETO DE INTERVENÇÃO
EU APRENDO, PROFESSOR...

Elaboração e Execução: Professora Adriana Kelly Moraes Cavalcanti
Público Alvo: Estudantes do 6º Ano D do Ensino Fundamental
Ano 2011


SUMÁRIO

1. Apresentação
2. Justificativa
3. Objetivos
4. Metodologia
5. Cronograma
6. Avaliação
7. Recursos
8. Anexos


1. APRESENTAÇÃO


Todo mundo espera que a escola faça diferença na vida dos na vida dos alunos, isso quer dizer que queremos que todo estudante saia da escola diferente de como nela entrou: que saiba mais sobre si e sobre o meio físico e social; que pense a respeito da realidade a sua volta; que consiga discernir, no ambiente em que vive o justo do inaceitável, agindo de maneira coerente e consequente. Esse é o motivo pelo qual se procura uma escola que promova o desenvolvimento cognitivo, afetivo e moral de seus alunos, para que isso ocorra é primordial que professores e gestores voltem todas as ações da escola, para que os alunos se desenvolvam na leitura e na escrita, pois entendemos que ao se apropriarem da leitura, os alunos tornam-se aptos a aprender qualquer conteúdo de qualquer

2. JUSTIFICATIVA

A Rodolfo Paiva preocupada com o aumento do índice de alunos que se evadem da escola e com os fatores que contribuem para o déficit na aprendizagem a que a estão sujeito; Propõe a realização de um projeto intitulado Eu aprendo, professor: Um Desafio com crianças e adolescentes repetentes da 5ª série D, turno da tarde.
Para tanto, partimos do principio de que o espaço da escola deve ser utilizado de todas as formas em todos os momentos para a construção de cidadãos conscientes de seus deveres e direito, dessa forma o presente projeto justifica a necessidade urgente de atraí-los para o espaço e oferecer aos mesmos, condição de aprender, contribuindo para a sua formação social e educativa.

3. OBJETIVO GERAL
Elevar a auto-estima dos estudantes estimulando a um maior convívio escolar oportunidade realização de atividades de Inclusão Social.
Objetivos Específicos
• Proporcionar o aprendizado da leitura e interpretação de vários gêneros textuais
• Proporcionar o aprendizado da leitura e interpretação de problemas envolvendo as quatro operações;
• Desenvolver jogos interativos, pintura, música nas aulas de Arte e Educação Física
• Trabalhar a interdisciplinaridade por meio de sequências didáticas que abordem conteúdos pertinentes a todas as disciplinas da matriz curricular e temas transversais como meio ambiente, sexualidade e ética.

4. METODOLOGIA

No projeto Eu aprendo, professor..., não há coadjuvantes todos são protagonistas, o alcance da meta depende de todos os envolvidos e do olhar responsável sobre o déficit de aprendizagem na leitura e na escrita e na resolução de problemas evolvendo as quatro operações matemáticas.
`e importante que os docentes e os gestores desenvolvam, em seus alunos, confiança em sua capacidade de aprender.Para isso, compete começar o trabalho levando em conta o que o aluno já sabe para detectar o ponto de partida. Não vale comparar alunos entre si. È bem melhor estimular a autocomparação. Cada indivíduo é único, é bom lembra que todos podem aprender.
Cabe aqui usar livremente a criatividade e colocar a imaginação para funcionar, tudo para despertar o interesse e, claro, elogiar, elogiar, elogiar, toda vez que os alunos fizerem progressos genuínos.
O desenvolvimento do projeto terá como encaminhamento atividades que levem o aluno a ler e escrever, com atividades que permitam ao aluno calcular e resolver problemas para que ao término do ano dominem as quatro operações, bem como leiam e interpretem situações problemas.
Para as demais disciplinas é importante ressaltar que deverá ser explorada a leitura dos textos do livro didático e textos de apoio, para que os alunos sejam capazes de encontrar respostas que estejam explícitas ou implícitas.
As avaliações deverão ser contextualizadas, devendo evitar questionários.



5. CRONOGRAMA


Apresentação do Projeto aos alunos
Avaliação diagnóstica de Língua Portuguesa
Apresentação do Projeto aos pais
Avaliação diagnóstica de Matemática
Aplicação da Sequência Didática interdisciplinar
Desenvolvimento de atividades
Avaliação final de Língua Portuguesa
Avaliação final de Matemática
Análise e socialização do desenvolvimento dos estudantes
Reunião Final com os pais e os alunos para entrega dos resultados


6. AÇÕES

Realizar atividades diversificadas em todas as áreas do conhecimento;

Elaborar avaliações diagnósticas, intermediárias e finais, de Língua Portuguesa e Matemática;

Preencher fichas de monitoramento - Língua Portuguesa e Matemática;

Divulgar no final do ano os resultados para alunos e pais.

7. AVALIAÇÃO

No desenvolvimento do projeto, Será realizada uma avaliação das ações desenvolvidas observando os procedimentos atitudinais, procedimentais durante das atividades desenvolvidas, procurando rever mudanças de atualidades para melhorar a aprendizagem.

8. META
Ao final do ano letivo 90% dos alunos estejam lendo, escrevendo e resolvendo situações-problemas.

9. RECURSOS MATERIAIS
CDs
Papel oficio
Lápis, caneta, borracha, régua.....
Cartolina

ANEXO

PLANO DE ENSINO PARA 6º ANO “D”

Língua Portuguesa
Gênero textual: Memórias
Análise do efeito de sentido conseqüente do uso de pontuação expressiva(interrogação, exclamação, reticências, aspas)
Análise dos padrões de combinação e distribuição das palavras na seqüência das frases, como constituintes do texto;

Ciências
O ar
Levantamento de dados através de pesquisa doenças veiculadas pelo ar;
Leitura de textos sobre substâncias poluidoras que prejudicam a nossa
saúde;

História
O Homem como sujeito social e agente da História

Geografia
Movimentos da Terra, rotação e translação (estações do ano)

Matemática
Introdução ao estudo das frações
Termos
Fração de um número inteiro

Religião
As várias religiões e suas origens

Educação Física
Movimentos do corpo
Jogos de competição

SEQUÊNCIA DIDÁTICA

Língua Portuguesa

Gênero textual em estudo: Memórias

Texto em cartaz para todos os professores

MEUS OITO ANOS

Oh! Que saudades que tenho
Da aurora da minha vida,
Da minha infância querida
Que os anos não trazem mais!
Que amor, que sonhos, que flores,
Naquelas tardes fagueiras
À sombra das bananeiras,
Debaixo dos laranjais!

Como são belos os dias
Do despontar da existência!
- Respira a alma inocência
Como perfumes a flor;
O mar - é lago sereno,
O céu - um manto azulado,
O mundo - um sonho dourado,
A vida - um hino d'amor!

Que aurora, que sol, que vida,
Que noites de melodia
Naquela doce alegria,
Naquele ingênuo folgar!
O céu bordado d'estrelas,
A terra de aromas cheia
As ondas beijando a areia
E a lua beijando o mar!

Oh! Dias da minha infância!
Oh! Meu céu de primavera!
Que doce a vida não era
Nessa risonha manhã!
Em vez das mágoas de agora,
Eu tinha nessas delícias
De minha mãe as carícias
E beijos de minha irmã!

Livre filho das montanhas,
Eu ia bem satisfeito,
Da camisa aberta o peito,
- Pés descalços, braços nus -
Correndo pelas campinas
A roda das cachoeiras,
Atrás das asas ligeiras
Das borboletas azuis!

Naqueles tempos ditosos
Ia colher as pitangas,
Trepava a tirar as mangas,
Brincava à beira do mar;
Rezava às Ave-Marias,
Achava o céu sempre lindo.
Adormecia sorrindo
E despertava a cantar!

Oh! Que saudades que tenho
Da aurora da minha vida,
Da minha infância querida
Que os anos não trazem mais!
- Que amor, que sonhos, que flores,
Naquelas tardes fagueiras
A sombra das bananeiras
Debaixo dos laranjais!

1. COMEÇAR EXPLORANDO O TÍTULO

ORALIDADE
a) Do que vocês acham que vai falar o texto?
b) será que é um conto de fadas, uma história em quadrinhos ou um texto de memórias?
c) vocês lembram quando tinham oito anos? De que vocês brincavam?

INTERPRETAÇÃO ESCRITA

1. O texto Meus oito anos é um poema onde o autor se recorda de uma época da vida dele. Que época é essa?
____________________________________ __________________
a) Retire do poema versos que comprovem a sua resposta anterior.
___________________________________________________________
2. O autor do poema tem recordações tristes ou alegres?Copie versos que justifiquem sua resposta.
___________________________________________________________
3.De que o poeta tem saudades?
___________________________________________________________
4.No primeiro e último versos deste poema o que expressa o ponto de exclamação:
( ) uma admiração
( ) uma sensação de saudade
( ) raiva
( ) uma ordem

5. As palavras para formar frases precisam obedecer a uma ordem.
Ordene as frases

a) saudade meus dos anos oito Que
b) belo como dias! são os

A distribuição dos versos causando incoerência

Naqueles tempos ditosos
Adormecia sorrindo
Ia colher as pitangas,
Trepava a tirar as mangas,
Brincava à beira do mar;
Rezava às Ave-Marias,
Achava o céu sempre lindo.
E despertava a cantar!

É possível adormecer e ir colher pitangas?

Onde deve ficar este verso?

PRODUÇÃO TEXTUAL

Propor aos alunos que eles escrevam sobre algo que marcou a vida deles
Ver critérios para correção
Retomada das produções


Ciências

Questionamentos antes de começar o assunto O ar

Ler o texto para turma

• O poeta tem lembranças de quando morava na cidade ou no campo?
• A composição do ar é igual no campo e na cidade?
• O poema foi escrito há muito tempo. Será que hoje o ar é tão puro?

• O ar poluído provoca doenças respiratórias? Você conhece algumas dessas doenças?

• Notícias sobre como anda o ar em algumas cidades brasileiras.
• Falar sobre o aumento das vendas de aparelhos umidificadores de ar


Geografia

Movimentos da Terra, rotação e translação (estações do ano)


Explorar o poema nos seguintes aspectos

O poema cita uma estação do ano: A primavera ( explicito no texto)
Outono ( inferência) estação dos frutos: pitangas, laranjas, bananas.

Quastionamentos

O que provoca as estações do ano?

Na região Nordeste percebemos apenas duas estações? Quais?

Depois entrar com o texto expositivo do livro didático.

História

O Homem como sujeito social e agente da História

Focar no verso do poema ( se possível entregar para ser colado no caderno)

Oh! dias da minha infância!
Oh! meu céu de primavera!
Que doce a vida não era
Nessa risonha manhã!
Em vez das mágoas de agora,
Eu tinha nessas delícias
De minha mãe as carícias
E beijos de minha irmã!

O que o poeta quis dizer com o verso em destaque?

Será que a vida é melhor hoje do que antigamente?

Quais eram as brincadeiras do tempo das nossas avós?

Por que as coisas mudam tanto?

Comentar para entrar no assunto:
O homem é agente da história em cada época vivia-se de um modo.( pré-história, e os outros períodos)
Com os avanços tecnológicos muita coisa mudou.
Que vantagens e desvantagens isso trouxe?

Após explanação entrar no assunto como propõe o livro didático.


Educação Física

Colocar no quadro o verso do poema
Correndo pelas campinas

Que palavra representa o movimento do corpo?
Que brincadeiras e quais os esportes exigem que a gente corra?

As brincadeiras, os jogos de competição no passado e agora.

Propor um jogo ou uma brincadeira.

Religião
As várias religiões e o respeito a cada uma.

No poema há um verso que informa que o poeta é católico.Que verso é esse?
Rezava às Ave-Marias,

Que religiões vocês conhecem.

Levar para sala de aula um quadro com as religiões suas origens.

Trabalhar valores como respeito, caridade, solidariedade, amor ao próximo.

Matemática
Introdução ao estudo das frações
Termos
Fração de um número inteiro

No poema o autor lembra quando tem oito anos

Fazer um levantamento das idade para:
A) construir um grafico ( pizza e colunas)
B) fração de um número inteiro
C) problemas envolvendo as idades